Pediatras


Recebi uma mensagem a avisar que o pediatra da Helena ia deixar de dar consultas no hospital onde ela nasceu. Nós só ficamos com aquele pediatra (com quem nunca criei grande empatia) por recomendações de amigos, familiares e porque queríamos que ficasse um historial completo desde o nascimento e por toda a infância, no mesmo local.
 A Helena tem sido, mesmo, um bebé, bebé já grandito, muito fácil de cuidar. As perguntas, dúvidas nunca foram muitas, porque nunca foram precisas (graças a Deus). As conversas eram na mesma proporção, pelo que raras foram as consultas que ultrapassaram os 20 minutos. Sempre disse que se fosse para pagar 80 euros, ia ao médico de família. Sim à minha médica completamente alucinada, que nos conhece desde que eu tinha 4 anos e que se emocionou quando soube que eu abortei. Que diz as coisas sem papas na língua, muitas vezes de uma forma a roçar a mal educação, mas que sempre que foi preciso esteve lá, com a preocupação de uma médica dedicada. Por ela já passaram centenas de bebés. Mas, lá está é no Centro de Saúde e há muitas pessoas que acham que uma criança tem que ter um pediatra. Eu também achava até ter a experiência deste. Saliento que a Helena, até aqui não tem tido problemas graves de saúde. Umas otites, conjuntivites, por aí. Graças a Deus!
A questão é que se quiser continuar com o mesmo médico vou ter que ir à consulta dele, sem seguro a cobrir; se não quiser, vou ter que encontrar outro pediatra. E poder calhar as consultas chapa cinco.Novamente!
Sinceramente, acho que preferia ficar com a Drª V. O problema, vai ser convencer o marido, bem como todas as minhas amigas de que não estou a ser má mãe. Nem a tentar poupar nas coisas mais importantes, porque não é de todo isso. A questão é que para medir, pesar e pouco mais é possível fazer no Centro de Saúde. Ou estou errada? E se for por uma pessoa que me conhece desde pequenina não é melhor? Há um estigma negativo pelos centros de saúde? Ou é impressão minha? Não sei mesmo, o que fazer? O que é certo é que só agora em adulta, é que tenho seguros de saúde, os meus pais nunca os tiveram. E nunca me faltou nada, naquelas noites em que me tinham que levar de táxi (porque não tínhamos carro) a voar para o hospital por causa da asma... 
Não sei mesmo o que fazer!

1 comentário:

  1. Sinceramente não vejo razão para que te sintas má mãe... acho que o importante é teres um bom médico em quem tenhas confiança, pediatra ou medico de familia.
    Gosto muito da pediatra da minha filha, aqui na Suiça, mas confesso que quando vou a Portugal faço sempre uma visita à minha médica de familia, para que ela veja a minha filha. Mais que médica de familia é um amiga, que nos acompanha (a mim e à minha mãe) há muitos anos, sabe todo o nosso historial clinico e sempre se mostrou mais preocupada e atenciosa que qualquer outro médico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar