Educação!


                              
Não sendo de profissão professora, nem educadora, contacto com muitas crianças, desde os seus seis anos, até à sua adolescência, e cada vez mais, tenho muitas dúvidas sobre como educar a Helena. Não tenho teorias nenhumas, apenas o meu sexto sentido, o meu amor e alguns, bons e maus exemplos.
Não tenho aquelas premissas chave e, já aqui disse, que eu e o marido ainda estamos a criar uma base de entendimento sobre a educação da pequena. Ele opta muito por impor regras desde bebé, eu nem por isso. 

Sei que a Helena ainda se assemelha muito, à tal, tábua rasa e isso motiva-me. Ao escrever este post coloquei alguns tópicos daquilo que queria para a Helena, mas depois apercebi-me que no fundo quero que ela seja uma pessoa boa, com toda a simplicidade que isso implica.  

Espero conseguir que ela se sinta amada incondicionalmente, mas sem sentido de superioridade, egoísmo e má educação! Fico triste quando vejo um jovem a tratar mal um idoso, ou a gozar com outra pessoa, a dizer palavrões ou a ser mal educado no geral. Penso, quase sempre nos pais. Se eles também tiveram as mesmas dúvidas que eu tenho agora e se sentirão de alguma forma frustrados e desiludidos com o rumo daquele jovem. E são tantos, tantos que vejo sem rumo. Desejo que a Helena saiba sempre qual o seu rumo.



Sem comentários:

Enviar um comentário