Amamentação

Com quase 9 meses a Helena ainda mama leite materno. Gostava,mesmo, de conseguir que ela chegasse até aos 12 meses. Mas noto que, ela aos bocadinhos já não pede tantas vezes a mama. Claro que quando percebe que vai mamar fica toda contente, mas já não a pede tantas vezes como há cerca de 1 mês atrás.
A minha relação com a amamentação sempre foi muito positiva. Claro que, a parte que mais pesou foi mesmo a excelente "pega" que a Helena fez desde a 1º vez que a colocaram ao meu peito, bem como o facto de não parar muitas vezes enquanto mamava. Não tive gretas, nem mastites, nem nada do género. A subida do leite custou muito, talvez, por ter sido cesariana, nada que com muitas massagens e com a ajuda da bomba não ficasse resolvido.
Comprei a bomba na semana do nascimento da Helena, e foi mesmo só na subida do leite que ela me ajudou. Acho que sofro de um bloqueio mental qualquer que faz com que demore uma eternidade a tirar 100 ml. Talvez se tivesse estimulado com máquina mais vezes, nos primeiros meses e não só quando me preparava para regressar ao trabalho, as coisas fossem diferentes. O que é certo é que devido a não ter armazenado antes e a não conseguir retirar o suficiente, o meu regresso ao trabalho aos 4 meses de vida da Helena, foram muito stressantes. Eu trabalho perto de casa (parte positiva) o que conjugado com a redução de horário me fazia andar sempre de três em três horas a correr para casa. Quando começaram as papas a coisa foi melhorando e depois aos 6 meses com as sopas e frutas já podia ter muitas mais liberdade. 
Sempre dei de mamar, mesmo quando tive uma terrível gastroenterite vírica. Aqui ajudaram muito as várias aulas de preparação para o parto e a insistência do enfermeiro V. Sempre dei de mamar a pedido, o que fazia com que às vezes desse de hora em hora e que tivesse noites horríveis. Mas, neste momento, que já passou toda a pressão inicial (nesta fase já é muito mais normal os bebés estarem com leite da farmácia, e as perguntas pararam)só posso recomendar o aleitamento materno.
Nesta fase, é mesmo um prazer e um momento só nosso. Helena podes deixar prolongar mais um bocadinho, só mais um bocadinho?

Mas, isto é a minha experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário