O avô pistolas

 O meu avô hoje faz 83 anos! Quer dizer ele não é bem meu avô, é o padrasto do meu pai. A minha avó divorciou-se, mal a liberdade trazida pelo 25 de Abril a deixou e casou-se novamente passados uns anos. Nunca tive relacionamento nenhum com o meu avô de sangue. Ele foi ver-me quando eu nasci e depois vi-o novamente quando tinha 18 anos. Mudou-se para longe, casou-se e teve 2 filhos! Fui, no entanto, ao seu funeral. Foi estranho, foi aí que percebi, o que já há muito sabia, que o meu avô era o outro o J., que hoje faz 83 anos.
Sempre tratei o J. por tio, já que não era o meu avô, e sempre tive medo dele. Não sei muito bem, qual a razão da minha avó ter ficado com ele, ele é um déspota, ganancioso, mau, forreta e no fundo, não gosta de ninguém, só mesmo dele! Em toda a minha vida, nunca tive ninguém que me provocasse sentimentos tão diferentes como ele. Num dia tenho pena dele, por ser velhinho e frágil, noutro momento irrita-me profundamente a sua maldade.
Os filhos do primeiro casamento não lhe falam, cortaram totalmente relações, não tem amigos nem outro tipo de familiares, só mesmo a minha avó, os meus pais e eu.  Já nos fez tanto, e tudo, por nada! È mau e pronto. E se tem um gesto carinhoso, que nele se materializa em dar coisas, é por que se sente na obrigação e quer ter a certeza que um dia, não nos vamos embora...
Já lhe dissemos que não nos vamos embora! Que na nossa família, nós ficamos junta daqueles que nos calharam na rifa. Como é cão que não conhece o dono, não acredita, como é lógico. Mas, nós permanecemos!
Ele desde Setembro de 2011 teve vários avc e agora está acamado. Depende da minha avó para comer, para a higiene e se está em dia não, não se percebe nada do que diz, já que a fala também ficou afectada.
A maldade continua lá. Exigiu um sino para chamar a minha avó, (que dorme no outro quarto) , se ele não dorme ela também não, chama-a 500 mil vezes e insulta-a se ela não vem logo, mesmo que ela esteja a almoçar ou no wc. A parte psíquica claro que ficou alterada e até acamar, dizia a toda a gente que o meu pai o queria matar, escondeu a chave da dispensa para a minha avó não comer, fechou-se um dia inteiro no quarto, queria ir ao banco ás 5 da manhã... fez 30 por uma linha até cair na cama!
Mas, ele hoje está de parabéns e sei que logo, quando for lá com a Helena, ele vai chorar, vai estar frágil e eu vou gostar dele, do meu avô pistolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário